quinta-feira, 23 de março de 2017

Oficina de Criação - Recursos Pedagógicos

O serviço de Material Pedagógico Adaptado da Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE tem por objetivo criar, adequar e produzir recursos pedagógicos contribuindo assim na diminuição das barreiras que dificultam o acesso ao conhecimento e inclusão social das pessoas com deficiência.
Na intenção de ampliar os recursos que facilitem o processo de apropriação de conhecimento e inclusão das pessoas com deficiência, o CETEP vem oferecendo oficinas de criação para produzir recursos pedagógicos de baixo custo. Colaborando assim, com as escolas que possuem o Atendimento Educacional Especializado - AEE e instituições conveniadas com a FCEE. Este curso pretende abordar dentro do contexto educacional práticas pedagógicas inclusivas como recursos e estratégias para qualificar as ações inovadoras e consequentemente difundir uma reflexão critica e ações para eliminar as barreiras e ofertar a plena participação da pessoa com deficiência no ambiente escolar e fora dele.



Com o objetivo de instigar nos profissionais da educação a necessidade de planejar, elaborar e executar recursos pedagógicos direcionados ao desenvolvimento das funções mentais, tivemos a primeira edição do curso nos dias 23 e 24 de março de 2017 em Tubarão.



As profissionais do CETEP, Carla Lygia Pandolfo Perin, Mirian Kátia de Liz Beal e Simone Marcelino Rodrigues,  ministraram a  Oficina de Criação - Recursos Pedagógicos, para 30 profissionais da educação

  














quarta-feira, 22 de março de 2017




Profissionais do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) participaram esta semana, nos dias 14 e 15 de março, juntamente com profissionais dos NTEs de todo o Estado, da formação continuada “Aprendendo e Ensinando com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação”. O curso, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) em parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), abordou o uso de aplicativos educacionais na sala de aula, o ensino híbrido, as plataformas Estudante e Professor Online, e construção de novos métodos de ensino. 

O encontro, que foi ministrado no hotel Golden Executive, em Florianópolis, contou com a participação da coordenadora do NTE da FCEE, Márcia Martins, e a multiplicadora Simone Marcelino Rodrigues. O objetivo da capacitação foi incentivar a utilização de novas tecnologias de Ensino Personalizado, além de propor soluções para melhoria do ensino tecnológico a partir da realidade escolar.

Segundo a coordenadora do curso e gerente de Tecnologias Educacionais e Inovação da SED, Mônica Renneberg da Silva, o ensino personalizado é compreendido como o emprego de diferentes estratégias que visam promover o desenvolvimento integral dos estudantes. “As tecnologias digitais permitem metodologias de ensino cada vez mais individualizadas, respeitando os interesses, dificuldades e facilidades de cada um”, enfatiza.

O curso será articulado de forma presencial e online por meio das plataformas e-Proinfo e contará com a participação de mais de 100 profissionais de todo o Estado.

O Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) parceiro da iniciativa, além de participar da criação e planejamento do curso, ministrará palestras citando novas metodologias educacionais. A instituição atua em outros estados brasileiros e até internacionalmente com ações que buscam impulsionar o sistema de ensino por meio da inovação e tecnologia na educação.
Fonte: fcee.sc.gov.br

Participação no Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa Sobre Deficiência.

     Nos dias 9, 10 e 11 de março de 2017 Ana Carolina Savall e Simone Marcelino Rodrigues participaram da terceira edição do Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa Sobre Deficiência, que ocorreu na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na Pontifícia Universidade Católica.
      As pesquisadoras foram representar a FCEE e apresentar quatro trabalhos (pesquisa, produção técnica e relato de experiencia)  desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia Assistiva – CETEP coordenado por Márcia Cristina Martins - no formato de poster, tendo como tipo de comunicação a prática profissional e a descrição de experiência. 
  • Recursos Pedagógicos Adaptados: atualização do catálogo de materiais pedagógicos adaptados da Fundação Catarinense de Educação Especial
  • Aprimoramento do Serviço de Tecnologia Assistisva de uma instituição pública de referência: proposta de pesquisa científica.
  • Aprimoramento do Serviço de Tecnologia Assistisva de uma instituição pública de referência: relato de experiência.
  • A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIDs, pelas pessoas com deficiência da FCEE, relato de experiência. 
Ana Carolina Savall representou no colóquio as pesquisadoras Aline Mendes, Camila Meurer Jacob, Maria Fernanda Panucci e Sandra da Silva.

Simone Marcelino Rodrigues representou as pesquisadoras e colaboradoras da produção técnica (Carla Lygia Pandolfo Perin, Camila Meurer Jacob, Giseli Fernandes de Lara, Mirian Kátia de Liz Beal, Andrea Aparecida Gaido kobayashe, Renita Arilta Schmitt, Danielly Maia Ventura Martins, Solange Kretschmann e Sandra Regina Clemente Dalzotto) e o relato de experiência (Sérgio de Castro, Camila Meurer Jacob, Márcia Cristina Martins)






Por: Camila Meurer Jacob
Pedagoga - CETEP/FCEE

Home Office

A pandemia pegou todo mundo desprevenindo, tínhamos uma rotina de trabalho presencial e tivemos que nos  reinventar  e voltar toda a nossa a...