quinta-feira, 12 de maio de 2016

Jogos e Brincadeiras: desafios e descobertas



Está sendo oferecido pela Fundação Catarinense de Educação Especial, através do Centro de Tecnologias Assistivas,  na modalidade semipresencial o  curso  Jogos e Brincadeiras: desafios e descobertas. Este curso faz parte do Programa Salto para o Futuro/TV Escola.
O curso visa favorecer práticas didáticas e pedagógicas inovadoras, dinâmicas,  alinhadas ao novo contexto da educação, mediado pela utilização de novas tecnologias e de modelos educacionais articulados com o conhecimento da Educação Especial.
No dia 10 de maio de 2016, conforme o cronograma do curso, foi realizado o primeiro encontro presencial para os cursistas. Esta oficina prática aconteceu no intuito de fomentar o uso dos jogos e brincadeiras no ambiente educacional, como recurso pedagógico, promovendo o desenvolvimento físico, psíquico e sócio cultural da pessoa com deficiência. Ao planejar o jogo ou o brinquedo e construir as adequações necessárias para torná-lo acessível, os cursistas conseguiram refletir sobre à pratica pedagógica e discutir possibilidades de inovar suas aulas.
As ministrantes Carla Lygia Pandolfo Perin e Simone Marcelino Rodrigues oportunizaram um espaço de troca de saberes entre os professores da rede publica de ensino, estudantes da graduação e professores especializados a fim de qualificar o planejamento e a produção de materiais.
O oficina atingiu seu objetivo de revitalizar e desenvolver competências no docente para que o mesmo possa melhorar suas ações ao ministrar suas aulas.

Relatos dos cursistas:

“...esta formação é importante para o professor que tá na escola. Eu dou aula de química, não recebi na formação subsídios para trabalhar com o aluno cego, surdo, autista, TDH, down, hoje dou aula para o ensino médio, em três escolas e tenho todos estas deficiências e cada um tem suas necessidades educativas, eu preciso conhecer a didática e as adequações para trabalhar com eles em sala de aula.”
(Cursista 1)

“...aprendi muito, e a FCEE poderia oferecer este curso para alunos da graduação. Seria muito importante para inclusão que o pedagogo recém formado tenha a vivencia das possíveis necessidades do aluno com deficiência e com construir materiais para trabalhar com eles...
(Cursista 2)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Home Office

A pandemia pegou todo mundo desprevenindo, tínhamos uma rotina de trabalho presencial e tivemos que nos  reinventar  e voltar toda a nossa a...