Durante toda a semana de 08 a 12 de Julho, no período matutino, a Fundação Catarinense de Educação Especial ofereceu uma capacitação em Linux Educacional e LibreOffice para profissionais dos Centros de Atendimento Especializados da instituição.
Segundo a coordenadora Márcia Martins, responsável por elaborar o projeto do curso, este treinamento teve como foco profissionais do próprio Centro e professores que utilizam a Sala de Tecnologias do Cetep, equipada com o sistema operacional Linux Educacional 4.0. Ela explica que o MEC, por meio do Proinfo, já equipou mais de 30 mil salas de tecnologias na rede pública de ensino do Brasil com o sistema operacional Linux Educacional 4.0, o que justifica a importância da capacitação. “Através deste treinamento esperamos utilizar a infraestrutura tecnológica já existente nas várias escolas estaduais de maneira segura e eficaz. Além disso, também esperamos promover o uso da tecnologia e o desenvolvimento de competências informacionais”.
Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux, desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença. Já o LibreOffice é uma suíte de aplicativos, também gratuita e de código-fonte aberto (open source), utilizado como alternativa ao pacote Microsoft Office, que é pago. Oferece editor de textos, planilha, editor de apresentações, editor de desenhos e banco de dados, etc.
O curso foi ministrado pelo professor Klaibson Ribeiro, autor do blog LibreOffice para leigos e do ebook homônimo e contou com 13 participantes.
Segue alguns dos links que foram repassados:
http://www.delltrainingcentre.com/Main/Home/Home.aspx
https://www.coursera.org/
https://www.edx.org/
http://www.microsoft.com/learning/pt/br/training/training-default.aspx
http://www.softwarepublico.gov.br/
http://www.ev.org.br/Paginas/Home.aspx
http://www.libreofficeparaleigos.com/
http://pt-br.libreoffice.org/
Texto da assessoria de imprensa FCEE
Nenhum comentário:
Postar um comentário