No dia 18 de abril iniciamos o curso de Gestão Escolar com um grupo de 17 funcionários da FCEE.
O grupo inciou os trabalho desenhando partes do corpo humano. A cada elemento do grupo foi designado fazer uma parte do corpo humano, sem falar que depois iríamos construir um boneco.
Olha que boneco interessante foi feito:
Muito original!!!!!!!
Vários comentários foram feitos diante da figura construída originalmente.
Após o grupo fez uma síntese da apostila: Desafios da Gestão Escolar. O grupo foi subdivide em 4 grupos com 4 subtítulos, cada grupo desenvolveu um tipo de síntese, que descreverei abaixo:
1º GRUPO: NOVOS CONTEXTO, NOVAS DIFICULDADES, GRANDES DESAFIOS.
2º GRUPO: DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR.
Quando se pensa em Gestão Democrática é de suma importância enfatizar que não basta o gestor dizer que é democrático, é muito mais do que isso, é ele ter consciência que a democracia envolve a participação da comunidade escolar. Desta forma, quando o grupo é estimulado a participar do planejamento educacional é necessário o gestor proporcionar espaços abertos para diálogos. Diálogos esses, para diagnosticar pontos positivos e os que ainda devem ser melhorados.
Com a diversidade e com muito respeito é possível construir um trabalho que de ênfase ao aprendizado do aluno. Sendo assim cada um tem papel importante nesse processo e juntos vão se tornando uma escola democrática.
" O gestor escola deve administrar a diversidade, sendo um articulador para construir com todos um espaço aberto de democracia."
3º GRUPO: AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR
O enfrentamento e a superação de desafios é uma discussão voltada para a área da gestão escolar, um processo no qual se discute as áreas de planejamento, organização, liderança, orientação, mediação, coordenação e monitoramento e tem como finalidade atingir o processo de ensino e aprendizagem de qualidade.
Elenca-se neste escrito três dimensões da gestão escolar, com o princípio de gestão democrática, para que se organizem estas atividades:
a) Gestão Pedagógica: A gestão pedagógica tem o intuito de promover a aprendizagem e formação por meio de : (I) uma orientação da elaboração , re-elaboração do projeto político pedagógico da escola; (II) Formação continuada; (III) experiência de formação e aprendizagem dos alunos; (IV) monitoramento e avaliação das ações pedagógicas; (V) Atualização contínua dos métodos e processos de orientação da aprendizagem do aluno. Essa dimensão se preocupa com a qualidade do processo educativo, em prol de uma formação baseada em princípio e valores, para que o aluno seja um sujeito crítico, competente e transformador.
b) Gestão Administrativa: A Gestão Administrativa tem como finalidade dar apoio para a dimensão pedagógica ( aprendizagem e formação do aluno), este processo é responsável pela gestão de pessoas, estrutura física e recursos financeiros.
c) Gestão financeira: Discute-se na LDB de 96, a autonomia da escola, em um grau de parcialidade, de caminhar seus recursos financeiros, estes, considerados apenas os que são transferidos para ela ou por ela arrecadados. Há três fontes de recursos: (I) Governo Federal; (II) do Governo Estadual; (III) próprios arrecadados em conselho escolar ou outras formas da unidade escolar. Estes recursos devem estar voltados a melhoria dos processos educacionais com foco na aprendizagem do aluno. Deve-se atentar nesta dimensão para a definição de prioridades, cálculos corretos de gastos; elaboração do orçamento final; prestação de conta transparente e comprovação de gastos.
4º GRUPO: O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA E O PROJETO PEDAGÓGICO: Instrumentos complementares de planejamento escolar.
A sociedade mudou, os conceitos evoluíram e as estratégias mudaram, com isto surge a necessidade de mudanças direcionadas a estrutura educacional existente. Nesta perspectiva o Ministério da Educação e Cultura (MEC) busca novas alternativas para ampliar e contribuir no âmbito educacional. Surgindo assim o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), que é o processo de planejamento global da escola, que envolve reflexões, de decisões sobre a organização, o funcionamento e o projeto pedagógico da instituição, englobando todas as dimensões da escola. É um instrumento de gestão que visa contribui para melhoria contínua dos processos de ensino-aprendizagem com melhor eficiência, administrativa e financeira, que garanta participação efetiva da comunidade escolar.Tem como objetivos, trocar o perfil da escola, norteando o gerenciamentos das ações intra escolares, possibilitando a operalização do projeto pedagógico. Foi implantado no Brasil, a partir de 1998, seu objetivo é melhorar a gestão escolar, a qualidade do ensino e a permanência da criança na escola. Tendo como premissas: a ênfase na autonomia da escola; a convicção de que planejar é melhor que não planejar; aposta no planejamento participativo como princípio norteador determinante, essas premissas perpetuam até os dias atuais.
O PDE foi relançado pelo MEC no ano de 2007, passou a fazer parte integrante do ROL das ações e adesão pelos Estados e Municípios, as quais estão vinculados ao grande pacto educacional " Todos pela educação"
Nesta perspectiva pressupõe-se que a melhoria da qualidade de ensino depende da melhoria da gestão dos processos que desenvolve, da cultura e das relações entre equipe escolar, pais e comunidade. Neste âmbito, o PDE exerce a função metodológica de planejamento que focaliza as múltiplas atividades da egestão escolar, entre elas: pedagógicas, administrativa e financeira.
O Projeto Pedagógico (PP) está diretamente ligado ao pedagógico, sendo direcionado ao aluno, na sua formação contínua. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), todos os estabelecimentos de ensino devem elaborar e executar seu projeto pedagógico, havendo a participação de todo segmento escolar. Contudo, compete ao gestor coordenar a (re) elaboração e implantação do PP, articulado-o com o PDE.
Cabe ressaltar que existem equívocos entre PDE e PP, o PDE não é um substituto do Projeto Político Pedagógico (PPP), ele indica o método pedagógico a ser adotado, mas sinaliza se este está falhando, ele é um instrumento que pensa a escola de forma global. Contudo, cabe destacar que o PDE não invalida o PP e que ambos devem caminhar juntos na busca de uma educação de qualidade. Vale lembrar que para que os dois caminhem bem, o gestor precisa de dinamismo e muito competência para o sistema educacional.
As sínteses desenvolvidos pelos grupos foram ótimas.
Destacaram muito bem a essência de cada texto.
Parabéns, pessoal.
Vocês foram ótimos.
Dando continuidade ao curso de Gestão Escolar , desenvolvemos o tema : Conselho Escolar; Estratégia de Gestão Democrática.
Foram utilizados mídias do Salto para o Futuro, juntamento com textos complementares sobre o tema.
Com isso, surgiram perguntas que foram distribuídas ao grupo, que esclareceram mais sobre os conselhos escolares.
São elas :
1º Grupo: Qual a principal função do Conselho Escolar?
O Conselho Escolar possui características própria que lhe dá uma dimensão fundamental, é constituído de forma colegiada da gestão democrática, onde os segmentos escolares se unem para construir uma educação de qualidade. É um órgão consultivo, deliberativo e de mobilização democrática na escola.Sua atividade mais evidente é acompanhar o desenvolvimento da prática educativa, sua função é fundamentalmente política-pedagógica no sentido de transformações desejáveis na prática educativa escolar e pedagógica por estabelecer mecanismo necessários para que esta transformação realmente aconteça. Sua função básica e primordial é a de conhecer a realidade e indicar caminhos que levem a realidade escolar desejada.
2º Grupo: Como lidar com as diferenças que marcam os sujeitos que participam do processo educativo?
Para lidar com as diferenças que marcam os sujeitos que participam do processo educativo é necessário uma gestão democrática que utiliza seu conselho escolar para romper com a lógica massificadora da escola, a qual vem desconsiderando ao longo da história da educação a diversidade de opiniões, postura, aspirações, demandas sociais. Para um processo de modificação dessa realidade faz se necessário respeitar e criar condições de acordo com as especificidades de cada estudante, focando nas potencialidades.
3º Grupo: Como garantir a unidade da prática social da educação?
Através de um Projeto Político Pedagógico como instrumento de planejamento coletivo. No qual profissionais que atuam na área da educação,comunidade e alunos participem.
4º Grupo: Que tipo de qualidade é compatível com uma educação emancipadora?
É aquela que contribui com a formação dos estudante3s nos aspectos culturais, antropológicos, econômicos e políticos, para o desempenho de seu papel de cidadão no mundo, tornando-se assim, uma qualidade referenciada no social. Nesse sentido, o ensino de qualidade está intimamente ligado a transformação da realidade. A educação escolar é assim compreendida, instrumento para a transformação social, desta forma conhecida como educação emancipadora.
5º Grupo: Como socializar os dados e informações que o Conselho Escolar conseguiu obter ?
Os dados e as informações recolhidas e analisadas pelo Conselho Escolar precisam ser divulgados a toda a comunidade, mas de forma impessoal, garantindo a privacidade daqueles que forma alvos das avaliações. Assim o Conselho Escolar estará garantindo a transparência das ações da escola, como instituição pública que tem compromisso de "prestar contas" de seu trabalho. Podendo-se, então prever duas indicações possíveis para o uso de dados e informações colhidas e das análises desenvolvidas:
a) propor a manutenção das ações que tenham provocado atitudes e respostas positivas;
b) reorganizar e redimensionar aquelas que não estão sendo adequadas, identificando pontos de estrangulamento pedagógico.
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