quinta-feira, 19 de abril de 2012

Biblioteca

A Biblioteca da FCEE, desde Março de 2012 é um dos serviços do CETEP, nossa meta para esse ano é informatizar todo o acervo, já estamos nos empenhando para isso.
Estamos utilizando um software livre de biblioteca  (BIBLIVRE), este software já está sendo utilizado por vários bibliotecas no Brasil, inclusive a Biblioteca Nacional. 

"O programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE) é um aplicativo que permite a inclusão digital do cidadão na sociedade da informação. Trata-se de um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes. Além disso, qualquer pessoa pode compartilhar no sistema seus próprios textos, músicas, imagens e filmes. 

Por utilizar padrões internacionais de biblioteconomia e possibilitar a comunicação em rede de acervos, o sistema permite ao usuário acessar diferentes bibliotecas no mundo todo.

O sistema é licenciado como General Public Licence da Free Software Foundation (GPLv3) e foi desenvolvido pela Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional (SABIN), com apoio da COPPE/UFRJ., no desenvolvimento do projeto nas versões, 1.0 e 2.0.

O projeto foi patrocinado inicialmente pela IBM-Brasil e desde 2007 seu patrocinador exclusivo é o Instituto Itaú Cultural. Sua versão 3.0 possui versões em Inglês e espanhol, além do português, para atender à crescente demanda de utilização do software em instituições no exterior.

Hoje, o BIBLIVRE é sucesso em todo o Brasil, assim como no exterior e, por sua extrema relevância cultural, vem se firmando como o aplicativo de escolha para a inclusão digital do cidadão".



Nossas bibliotecárias é que estão fazendo o cadastro:
Ineida Pastro Krowczuk - CRB 14/1238
Especialista em Gestão de Unidades de Informação

Laura da Rosa Bourscheid - CRB14/983
Especialista em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas 

No link  tem a listagem de todas as bibliotecas cadastradas por Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Home Office

A pandemia pegou todo mundo desprevenindo, tínhamos uma rotina de trabalho presencial e tivemos que nos  reinventar  e voltar toda a nossa a...