segunda-feira, 20 de junho de 2016

Curso - Operações Mentais e Funções Cognitivas. O Uso de Jogos no Processo de Aprendizagem.

As professoras Carla Ligya Pandolfo Perin e Simone Marcelino Rodrigues, ambas do Centro de Tecnologia Assistiva da FCEE, participaram do curso Operações Mentais e Funções Cognitivas – o uso dos jogos no processo de aprendizagem, com carga horária de 50 horas/aula.
O curso ocorreu no período de 06 a 10 de junho e foi ministrado no Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná, na cidade de Curitiba. Os ministrantes David Sasson e Márcia Macionk oportunizaram a troca de conhecimentos e a reelaboração de conceitos essenciais para impulsionar o desenvolvimento da aprendizagem humana.
            O curso abordou a teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein, que denomina os componentes do processo de pensamento como sendo Funções Cognitivas e Operações Mentais. “Quando o sujeito pensa, ele mobiliza e ativa em sua mente uma série de funções cognitivas e, em seguida, várias operações mentais que o ajudam a compreender diferentes fenômenos e solucionar problemas variados. Para promover o potencial do aprendiz e auxiliar indivíduos com dificuldades de aprendizagem, é indispensável tornar-se ciente das várias funções cognitivas e operações mentais, denominando e analisando cada componente do processo de pensamento. Quanto mais o indivíduo for consciente da disponibilidade destes componentes do processo mental, mais eficiente ele será na mobilização e na administração destes recursos, levando-o ao desenvolvimento da metacognição e da sua autonomia”. (CDCP, 2016).
Destacamos a importância do curso para o Centro de Tecnologia Assistiva, pois essas professoras estão desenvolvendo juntamente com outros membros do CETEP, CENAP, CENER e CAP, uma produção técnica intitulada “Atualização dos materiais pedagógicos confeccionados no Serviço de Produção de Material Pedagógico Adaptado, destinado a alunos matriculados na rede regular de ensino e nas instituições especializadas de Santa Catarina que frequentam os SAEDEs”.
Sobre os Docentes:
DAVID SASSON (Israel) - Renomado consultor em Aprendizagem, Especialista em Educação Cognitiva, Aprendizagem Mediada e Avaliação Dinâmica em Israel, Europa, América do Norte e do Sul; Colaborador do Dr. Reuven Feuerstein em Jerusalém, por 24 anos. Diretor da INsights - Reflective Thinking Systems em Israel.

MARCIA MACIONK – Pedagoga com 25 anos de experiência na Educação Pública e Privada, ex-consultora da SEED e Docente em cursos de capacitação na área da Aprendizagem e da Avaliação. Diretora do Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná.



Formação de Tutores 04


No dia 10 de Junho de 2016, aconteceu no Centro de Tecnologia Assistiva da FCEE, o encontro presencial do curso Formação de Tutores – turma 04. Esta foi à quarta edição deste curso, formando mais de 50 servidores da FCEE.
O conceito de Educação a Distância no Brasil é definido oficialmente no Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. (BRASIL, 2005). “Art. 1º Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”
A FCEE tem como missão fomentar, produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico referente à educação especial. Nosso objetivo com essa formação utilizando essa modalidade é difundir esse conhecimento através do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), estando em vários Municípios do Estado de Santa Catarina, em tempo real e em espaços diferentes, relata a coordenadora do CETEP.
Para que essa formação ocorra, dentro dos conceitos da EAD é necessário que os servidores sejam capacitados em termos pedagógicos e tecnológicos, para entender e as diversas possibilidades da Educação a Distância.









Home Office

A pandemia pegou todo mundo desprevenindo, tínhamos uma rotina de trabalho presencial e tivemos que nos  reinventar  e voltar toda a nossa a...